quinta-feira, 5 de abril de 2012

Que trazes pra mim?

Hoje, 5 de abril, toda a equipe KB! se reuniu para o tradicional “Amigo da Páscoa”. A principal pergunta era: “Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim”? Bom, por aqui 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ovos... Enfim...perdemos a conta, chocolate para todo lado e para todos os gostos. Viva!!!!

Como sempre promovemos um almoço coletivo, desta vez adotamos o dia do Mc Quarterão. Resultado: momento de descontração, revelações bombásticas e claro, comer coisas gostosas, mas só de vez em quando!

Equipe KB! reunida


Bastidores da Plenária CCSABC Restaurante 7 Mares

Na noite de ontem, a equipe da KB! Comunicação (Kelly Boscarioli, Fernanda Merlo, Frank Neres e Marcos Lins) realizou a cobertura da plenária do Clube dos Corretores do Grande ABC para o News da entidade e para a Revista ABC Seguro, no Restaurante 7 Mares, em São Caetano do Sul.

O evento comandado pelo presidente da associação, Marcelino Odlevati, contou com a palestra da gerente de canais Viviane Zanoni, da empresa Admix Consultoria, apresentando o funcionamento e benefícios do “Programa Corretor Parceiro”.

Equipe KB! - Frank Neres, Fernanda Merlo e Kelly Boscarioli

Viviane Zanoni, da Admix Consultoria, em entrevista para Frank Neres

Páscoa na KB! Almoço e amigo secreto especial

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Release não é matéria!

Desde que a função de assessor de imprensa conquistou seu espaço e as agências se estruturaram de forma profissional, houve uma mudança de paradigma na relação do jornalista de redação para com o jornalista de agência de comunicação. Aqueles que fazem um bom trabalho conquistaram o respeito de pauteiros, redatores e editores chefes que passaram a entender a real função de um AI e sabem utilizar da melhor forma: prestação de serviço em prol da notícia e do leitor. 
Mas atualmente, alguns veículos extrapolaram essa barreira e estão deturpando indiretamente o trabalho das assessorias de imprensa quando publicam na íntegra o release, um comunicado a imprensa sugerindo um fato para ser reportado. Creio que falte entendimento sobre o release e a forma correta de utilizá-lo. O objetivo do release é estimular a publicação do tema proposto, ou seja, fazer com que o jornalista se interesse e queira noticiar ao leitor. Mas o entrave está justamente na maneira de fazer isso. Alguns jornalistas estão publicando o release na íntegra, e o pior, alguns até assumem a autoria. Desse jeito, o nosso texto perde credibilidade e passa a ver visto em diversos jornais, revistas e portais. Basta uma breve pesquisa no Google e pronto, lá está o release replicado no mundo! 
Confesso que, não deixa de ser um resultado importante de mídia para repassarmos ao cliente, mas sinceramente não é bacana. Tira nosso brilho, falta a sensação de dever cumprido e aquele sentimento de “podia ter sido melhor” vem a cabeça.  O que esperamos das redações é que recebam o release e adequem para o projeto editorial do veículo que trabalham. Por exemplo: se a notícia for um seminário, podem divulgar como nota em agenda, ou uma entrevista com o palestrante, quem sabe cobrir e solicitar personagens ou até mesmo, noticiar como pós-evento. Mas a correria das redações e a competitividade por “novidade”, sedentas por algo inédito e em primeira mão, faz com que nosso release seja  publicado na íntegra. 
Depois não adianta reclamar que o Google está punindo sites que publicam conteúdos duplicados. É óbvio! Até ele já percebeu essa falta de atenção ou quem sabe má fé de alguns “profissionais” que querem encerrar seu plantão mais cedo. 
Fica claro que conteúdos idênticos indexados em vários sites não é atrativo e sinceramente, considero uma falta de respeito ao leitor, que espera sempre o diferencial do veículo que é fiel, afinal release não é matéria!


Fernanda Merlo é jornalista, assessora de imprensa e Coordenadora de Atendimento da KB! Comunicação.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Aniversariantes de Março

Mais uma festança na KB! 
Hoje vamos comemorar mais uma primavera de Fernanda Merlo, coordenadora de atendimento, e Stella Saggiorato, assistente de comunicação. No cardápio do almoço, teremos yakissoba e, claro, o famoso bolo surpresa!! Desejamos muito sucesso para as duas em mais esta etapa da vida!!!


quinta-feira, 29 de março de 2012

Oportunidades de estágios na KB!


A KB! Comunicação está com duas novas vagas para estágio, nas áreas de assessoria de imprensa e design gráfico. Os aprendizes serão integrados nas unidades de Marketing e Relações Públicas para auxiliar nas demandas dos clientes da agência em diversos segmentos.
A contratação soma a reformulação da empresa que ampliou o pacote de soluções e conta com uma nova Unidade de Negócios focada na área editorial, para produção de projetos customizados.

Aguardamos o seu currículo!

Descrição: Estágio (Designer Gráfico) - Estudantes de Design Gráfico ou Publicidade e Propaganda.
6 horas por dia- Segunda a Sexta (das 10h às 17h), com 1h de almoço.
Atividades: Diagramação de news, produção de peças gráficas, assinaturas eletrônicas, convites online, entre outras peças com supervisão técnica.
Conhecimentos Necessários: Photoshop, Ilustrator e Indesign.
Benefícios: Bolsa R$600,00 + VT + Seguro de Vida 
Enviar currículo com portfólio para: fernanda@kbcomunicacao.com.br

Descrição: Estágio (Comunicação) - Estudantes de Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda.
6 horas por dia - Segunda a Sexta (das 9h às 16h), com 1h de almoço.
Atividades: Organizar clipping e produzir relatórios das Unidades de atendimento da agência, prestar apoio a equipe de relações com a imprensa no follow up/divulgação dos releases e auxílio/pesquisa na produção de conteúdo para mídias sociais.
Benefícios: Bolsa R$600,00 + VT + Seguro de Vida
Enviar currículo para: fernanda@kbcomunicacao.com.br

A visão do repórter sobre a colaboração das fontes de informação

Na vivência diária da profissão, nós jornalistas percebemos como nosso trabalho ainda é mal compreendido, principalmente por parte das fontes de informação, sejam elas oficiais ou não. A concessão de uma entrevista não dá ao entrevistado o direito de realizar promoção pessoal, institucional ou de qualquer outro aspecto na reportagem, mas a maioria das pessoas não entende esse fato. Muitos ainda acham que as entrevistas são pagas (a maioria não é), quando na verdade a colaboração em uma reportagem deveria ser vista como uma ação em benefício da sociedade, um auxílio na disseminação de informações de interesse público e do público.

Obviamente, há também indivíduos que se tornam fonte de informação especializada, em geral, profissionais liberais ou executivos treinados por assessorias de comunicação para atender à imprensa. Nesses casos, a própria competência do profissional, em conjunto com o trabalho da assessoria, gera a requisição para participação em matérias jornalísticas e naturalmente fortalecem a imagem do entrevistado ou do grupo no qual está inserido perante a sociedade e respectivo mercado.

O uso das informações cedidas aos jornalistas pelos entrevistados também é motivo de discordância entre as partes. Para o repórter, o mais importante em uma entrevista é colher opiniões da fonte especializada sobre o assunto em questão. Isso porque o repórter busca permanecer imparcial na reportagem (embora essa seja uma questão que divida opiniões no meio acadêmico). Informações técnicas podem ser obtidas em livros e na internet, a consulta a um especialista nesses casos serve para acelerar o processo ou esclarecer dúvidas sobre temas complexos. Logo, na visão do jornalista não é necessário colocar tudo na fala do entrevistado, em forma de declaração textual, entre aspas. Fica subentendido que a matéria contou com os conhecimentos do entrevistado para ser realizada.

Para aqueles que têm interesse em se tornar fonte de informação e alcançar reconhecimento na imprensa pela excelência do trabalho que realiza, a orientação é procurar profissionais da área de comunicação (assessores de imprensa e relações públicas) que ofereçam treinamento apropriado sobre os veículos e profissionais da imprensa. É imprescindível também acompanhar a mídia em suas mais variadas vertentes, principalmente na área em que pretende a inserção. Dessa forma, os resultados virão sem gafes e conflitos desnecessários por falta de conhecimento.

Frank Neres, jornalista, é redator da KB!Comunicação, responsável pelo conteúdo dos projetos editorias.

terça-feira, 27 de março de 2012

Ministro Ricardo Lewandowski faz aula inaugural da FDSBC

Mais um grande evento que a equipe KB! marcou presença. Dessa vez, foi a Aula Magna 2012 da Faculdade de Direito de São Bernardo, evento tradicional no calendário da cidade.  Este ano, o palestrante convidado foi o Prof. Dr. Ricardo Lewandowski, Ministro do STF, que abordou o tema “Noções Contemporâneas do Princípio Republicano”, onde contou a evolução ao longo dos séculos dessa forma de governo, também conhecida como democracia !

Equipe de assessores: Luiz Felipe (assessor Lewandowski) com Kelly, Fernanda, Ariete e Frank (Direito São Bernardo) - Foto: Marcos Lins


O auditório lotado do Cenforpe, recebeu também promotores de justiça, juízes, desembargadores, secretários do TSE, vereadores e também o Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, acompanhado do seu vice, Frank Aguiar.
Kelly Boscarioli e Fernanda Merlo da KB! com Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho - Foto: Marcos Lins

Nos bastidores acompanhamos a imprensa, coordenamos fotos e claro, todo respaldo às autoridades presentes !

Nosso redator Frank Neres, entrevistando o Ministro Lewandowski para o "Notícias da Faculdade" - Foto: Marcos Lins

sexta-feira, 23 de março de 2012

Happy Ação KB!


Equipes de trabalho se fortalecem quando se encontram fora do ambiente corporativo. Essa foi à ideia do 1º happy Ação KB! no dia 22 de março, que uniu o atendimento da conta Ação Comunitária aqui da agência com a interface do cliente.

O local escolhido para o encontro foi o BarDevassa, em Moema. Resultado: troca de experiências, risadas, trabalho nas entrelinhas e claro, diversão garantida!
Laís Lucas Moreira (Analista de Marketing Ação) com a equipe KB!

Maurício Guimarães ( gerente de Mobilização de Recursos da Ação Comunitária) , Kelly Boscarioli (diretora da KB!), Marcela Martinez (Relações com a Imprensa KB!), Stella Saggioratto (Assistente de Comunicação) e Fernanda Merlo (Coordenadora de Atendimento KB!)


quinta-feira, 15 de março de 2012

Rascunho e arte final tem nova identidade!

Vanessa Amorim, Design
O time KB! Comunicação conta com uma nova integrante na Unidade de Design. É a profissional Vanessa Amorim, 28 anos, que soma nas ações de comunicação interna, projetos editoriais, identidade visual, promocional, entre outros.

Com especialização em mídias digitais, a profissional traz novidades em soluções e interatividade para os clientes KB!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Quer saber quem está de férias?

Hanna Estevam, nossa Executiva de Contas estará de férias até o dia 22 de fevereiro. Um almoço especial no restaurante japonês (10/02), um dos pratos prediletos de toda equipe KB!, marcaram a saída de descanso dela. Para registrar o momento a KB! entregou um mimo personalizado do Ateliê Mari Melo. Uma ideia bacana para empresas presentearem os funcionários, como uma ação de Comunicação Interna.


Aniversariantes de Janeiro

No último dia 3 comemoramos, com um almoço especial, os aniversariantes do mês de Janeiro, Sandra Orosco, assistente financeira e Frank Neres, nosso redator. Com uma super rodada de hot-dog e um bolo delicioso de prestígio, a equipe KB! deseja mais uma vez muita saúde, sucesso e realizações para os integrantes que comemoram mais um ano de vida. 



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Literatura juvenil na KB!

Nossa próxima tarefa é divulgar o livro Gabriel Querubim e os Guardiões dos Sonhos (Editora Correio Fraterno, selo Correio Jovem) do autor Rogério Pietro, que conta a história de Gabriel e seus amigos durante o sono, numa busca desafiadora que vai envolver o leitor em uma aventura cheia de mistérios, fantasia e ficção científica.
Acompanhe todas as informações sobre as aventuras de Gabriel e sua turma pelo Portal e no Facebook!


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Férias Merecidas


Amigos, clientes e parceiros!

A equipe KB! vai descansar por alguns dias para recarregar a bateria e voltar com tudo em 2012. Desejamos um lindo Natal e uma ótima passagem de ano para todos que nos acompanham.  Feliz Ano Novo!!


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tem gente nova na equipe KB!

A KB! Comunicação está com duas novas assessoras de imprensa na equipe. É a Relações Públicas, Ariete Marques e a jornalista Marcela Martinez.

Marcela Martinez, 28 anos, está na unidade de Educação, PMKT e Variedades, somando à equipe de atendimento da ONG Ação Comunitária, Modelix Robotics, House Comunicação, Bistrô Amorim Chéri, Projeto Eventos e Dr. Marcelo Olivan.

Já Ariete Marques, também 28 anos, que já esteve na KB! entre 2006 e 2008 retorna para assumir o grupo de contas da Unidade de Engenharia, Jurídico e RH, absorvendo os clientes: Proton Consultoria, IBAPE/SP, Faculdade Direito São Bernardo do Campo, CDB Advogados e Daniel & Figueiredo Consultores Associados.

“Bora” trabalhar, meninas!

Ariete Marques e Marcela Martinez, as novas integrantes da KB!

Programe-se!

Ai, ai...depois do Franguinho, Ovo, Congo, Pastel, Carne Louca...vamos conseguir comer a tão sonhada Picanha!
E a festança será em dose dupla.
Hoje, dia 21, as 19h15 no Alexander Bar com Picanha na Tábua - Último happy da KB!
Na sexta, a partir das 12h...nos reunimos na Sede Naútica do Clube Associação, no Estoril, para o #churrasKB! e nosso amigo secreto, música e tequilada.

O assessor de imprensa revela sua identidade

Hoje estava lendo uma reportagem na revista Info sobre o fim do mundo e a ameaça dos robôs - leia celulares ultramodernos - e questionei o futuro do assessor de imprensa neste cenário.

Desde quando iniciei na área de comunicação, em 1994, pulei da máquina de escrever manual para a elétrica com fita corretiva, que permitia corrigir e apagar a linha que estava sendo digitada, o plus do momento. Claro que, foi substituída rapidamente pelo Windows, quando então o mundo ganhou uma janela.

Nas assessorias de imprensa, contávamos com o fax como aliado, que fazia a ponte entre nós assessores e jornalistas. Estes, escolhidos a dedo, por um mailing estratégico, 50% amigos e outros 50% indicados, em uma relação de não mais que 100 nomes. O telefone era o segundo aliado, ligávamos nas redações e a nossa estratégia era cativar a secretária de redação, por motivos óbvios... Ela entregaria na mesa certa nossas pautas.

Logo em seguida, o e-mail e muitas possibilidades. Poderíamos enviar o material diretamente para o jornalista que faria a leitura no momento mais oportuno e deixaríamos de ouvir: não posso falar agora! Ilusão, pois milhares de assessores tiveram a mesma ideia e lotaram as caixas dos jornalistas. Caímos na malha fina do SPAM!

Hoje nos comunicamos via Twitter, Facebook e SMS. Jornalistas recebem indicações de pautas sem mesmo estarem nas redações, ou seja, alguns enxergam a oportunidade como a salvação da lavoura. Não mesmo! Agora, mais do que nunca é preciso ter cautela para não cair no buraco negro do “não posso falar agora”, porque o assessor tem Facebook, vida e uma vez marcado, estigmatizado para sempre.

Os nossos robôs estão aí para somar em nossa tarefa diária de indicar pautas para as redações, sem eles estamos à margem do processo, mas é preciso estratégia para não deixá-los dominar o seu espaço e errar na dose. Em resumo, o mundo não vai acabar para quem está conectado, mas para quem se desconectou do que chamamos de equilíbrio.

Kelly Boscarioli – jornalista e diretora da KB! Comunicação

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Feira é Preta, mas reúne todas as raças


No último final de semana, a equipe da KB! Comunicação organizou o estande e a divulgação da Proton Consultoria que lançou na Feira Preta, o Protonegro. O projeto é voltado aos afro descendentes e cria oportunidades de emprego, favorecendo a luta contra o preconceito e a diversidade no mercado de trabalho. Toda a comunicação visual, organização, brindes, material promocional e divulgação na imprensa foram realizados pela equipe: Fernanda Merlo (@fernandamerlo), Ariete Marques (@ariteti), Stella Saggiorato (@tehsaggiorato) e Lucas Martins (@lucasppm), com a supervisão de Kelly Boscarioli (@kellykbcom).
A todos os visitantes que passaram, foi ofertado um teste gratuito de perfil profissional elaborado pelo RH da empresa, para identificar o nível de liderança de cada um. Cadastros on line também foram realizados, para abastecer o banco de currículos da empresa e gerar mais oportunidades de contratação.

Coordenadora de Atendimento da KB!, Fernanda Merlo e os diretores
da Proton, César Salles e Paulo Vieira Lourenço

Muito charme e simpatia de nossas promotoras, Gérlen Moura e Ariane Ferreira

Coordenadora de Atendimento da KB!, Fernanda Merlo e a Executiva
 de Atendimento, Ariete Marques no domingo, e ao fundo,
Sônia Nakabara, diretora de RH da Proton

Vista geral do estande. Mais de 700 cadastros foram realizados nos dois dias

O “cabeludo” também visitou o estande da Proton e divertiu crianças
 e adultos