Para o assessor não adianta divulgar tudo como espectador, tem que fazer parte do negócio e ter um olhar diferenciado sobre o que pode ser pauta.
O que se conquista com a assessoria de imprensa é posicionamento da marca e valor agregado para a imagem frente ao público de interesse, por intermédio da mídia. Simples assim! Entretanto, resultado bom é aquele que segue as estratégias de comunicação definidas pela empresa, ou seja, o veículo escolhido vai depender da necessidade de comunicação do cliente.
Estar no jornal X,Y,Z ou em outro de grande circulação, pode ter o mesmo peso. Tudo vai depender do cliente, do produto/serviço divulgado e da necessidade de comunicação. Então, para se conquistar resultados em assessoria de imprensa, a primeira tarefa é quebrar paradigmas, zerar os preconceitos e nada de normatizar. Estamos falando de estratégia, certo? Para a qual não vejo limites.
Outra necessidade, o assessor precisa colocar o 'pé' na empresa do cliente. Não adianta divulgar tudo como espectador, tem que fazer parte do negócio. Eu gosto de contar um case, logo do início de carreira, que mostra bem este exercício que todos nós enquanto assessores devemos fazer, ao ter um olhar diferenciado sobre o que pode ser pauta.
Em “tralálá e bolinha”, fui assessora de imprensa de uma companhia de rodeio. O que divulgar sobre dezenas de bois? Fui até a fazenda e acompanhei o trabalho dos touros de rodeio, meus clientes. E os animais eram super bem cuidados, passavam por uma bateria de exames, tinham nutricionista, veterinários, caminhões refrigerados e acreditem...faziam hidroginástica e corrida. Se eu me contentasse apenas com o briefing do cliente, talvez não passasse da frase são bem tratados. Eu enxerguei o “Boi Atleta” e achei que pudesse ser uma pauta interessante! Depois checando informações sobre a indústria do rodeio, percebi que movimentavam milhões. Resultado: Capa da revista Globo Rural, Jornal da Globo e outras mais.
Conquistar resultados, não é a soma do clipping apresentado, tampouco transformá-lo em valoração publicitária. Antes de deixar o cliente feliz, o assessor precisa ter a convicção de que fez o melhor trabalho, que só é percebido nas entrelinhas! Tentem, ousem e se façam necessários continuamente. Sucesso!
Por Kelly Boscarioli, sócia-diretora KB Comunicação
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