quinta-feira, 21 de junho de 2012

KB! organiza 3ª edição do Ecofashion



A KB! Comunicação foi a agência escolhida para organizar a 3ª edição do evento Comunidade Ecofashion, um desfile de moda, música e consciência ambiental, apresentado no Teatro Municipal de Mauá. O evento, que aconteceu no dia 16 de junho, é uma parceria entre a indústria petroquímica Braskem e as secretarias da Educação e do Meio Ambiente de Mauá e Secretaria de Educação de Santo André e aberto ao público e escolas da região.

O destaque do evento é o desfile de roupas confeccionadas com materiais reciclados. Os trajes são produzidos por crianças e jovens que participam do projeto social desenvolvido pela empresa e contam com orientação de líderes comunitários, professores e estudantes de moda. Grupos de música e dança formados pelas crianças e jovens do projeto também se apresentam no evento, com a mensagem de proteção ao meio ambiente de forma lúdica.

Planejamento

No planejamento chegou-se a ideia de trazer para esta edição o conceito de ações de preservação, consciência e equilíbrio sustentável, através de um “cenário do verde” e práticas de plantio.  

Execução

Foi criada uma ambientação no conceito sustentável tanto para a área da exposição, quanto para a área do teatro.

No foyer, optamos por trabalhar peças de cenografia misturadas a peças da exposição, produzidas pelos próprios participantes dos programas. Grandes painéis de fotos também apresentavam os finalistas de 2011.

No palco um grande painel de led dava um ar diferenciado e efeitos aos diferentes tipos de apresentação. Ainda, peças de cenografia como uma cortina de pet reciclada foram utilizadas.

O evento contou com 500 participantes.ações,braskem,consciente,consumo,estimulam,leva,virada sustentável

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Reforço na Unidade Design KB!



O publicitário e designer Lucas Martins, está de volta a equipe. Dessa vez, ele atua como freelancer e reforça os projetos de layout e criação da agência nesta semana.
O profissional que passou cerca de 1 ano na KB! foi responsável por campanhas de social media, embalagens, papelaria e demais materiais de divulgação.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma empresa por uma mãe

Na semana do dia das mães, recebo o pedido para redigir o texto comemorativo para o KBlog e quer saber? Certamente a redação mais arriscada de toda minha vida. Ela não traduz somente a informação, como geralmente eu costumo trabalhar no dia a dia. Ela é munida de sentimento, o maior de todos.
O nascimento da KB! e o fato de ser mãe tem juntos muito em comum, pois nasceram no mesmo momento: na sala de parto. Eu renasci e lá reinventei meus sonhos e projetos.
Os meus filhos funcionam como uma espécie de combustível para toda essa engrenagem que eu comando. Ah, e hoje são tantos filhos. Não só aqueles que nasceram do meu ventre, mas muitos outros profissionais que estiveram e estão comigo.
Eu realmente entendi que ser mãe é deixar um filho crescer sem se importar se ele vai estar perto ou longe, mas ainda assim torcer para que ele se dê bem.
Sempre quando saio de casa e um dos filhos diz: “mamãe fica mais um pouco”, logo eles mesmos mudam de ideia com a frase: “Não, pode ir...seu sei que seu trabalho é importante e ajuda muitas pessoas”. Pois é, eles valorizam!
E o que nós queremos, como mães? Nada além de um abraço apertado! Porque todo o resto o destino se encarregou.


Kelly Boscarioli, jornalista, sócia-diretora da KB!, mãe da Maria Fernanda (8) e do Bernardo (7)

Bastidores da Plenária CCSABC Grand Ville


Hanna Estevam e Kelly Boscarioli

Na noite de ontem, a equipe da KB! Comunicação (Kelly Boscarioli, Hanna Estevam e Marcos Lins) esteve presente na Plenária de maio do CCSABC. O evento, que aconteceu no Buffet Grand Ville, em Santo André (SP), discutiu as mudanças da categoria do mercado segurador.
O evento comandado pelo presidente da associação, Marcelino Odlevati, contou com a palestra do advogado Plínio Machado Rizzi, apresentando “Marco Regulatório da Corretagem de Seguros – Sansões e Possíveis Penalidades.”

quarta-feira, 9 de maio de 2012

KB! cria embalagens para a Modelix

A unidade de design KB! acaba de desenvolver a nova linha de produtos da Modelix Robotics, empresa especializada em soluções para robótica educacional.
As embalagens anteriores traziam o mesmo padrão de elementos gráficos, o que dificultava o destaque e a diferenciação das variantes no ponto de venda, por linha de produtos.
Além de trabalhar as imagens e conceito, a equipe de arte deste projeto que contou com os designers Vanessa Amorim e Lucas Martins, criaram ícones para facilitar a leitura dos componentes das peças que contém nas embalagens.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

KB! assume conta do Spirit Of Football

A KB! Comunicação é a nova agência de assessoria de imprensa do Spirit Of Football (www.sof2014.com.br) um movimento esportivo, sem fins lucrativos, que visa integrar os povos de todo o mundo, por meio do futebol.
Fundado na Inglaterra em 2002, o Spirit Of Football consiste em percorrer diversos países divulgando o espírito do futebol, através de concursos culturais, palestras e demais atividades que estimulem a união, bem estar e princípios de sustentabilidade e amizade com diferentes raças, idades e classe social.
“Dentro das quatro linhas não existe rico ou pobre, religião e muito menos preferência política. É uma linguagem única”, diz Fernando Godoy, empresário e líder do projeto no Brasil. Godoy explica ainda que o símbolo do projeto é a “The ball” uma bola de futebol que percorre todo o mundo, sendo utilizada em partidas e demais atividades, onde todos podem assinar. ‘É uma espécie de tocha olímpica, com a diferença de que todos podem tocar e deixar sua marca”, complementa Godoy.
O objetivo da contratação, é divulgar oficialmente o projeto no Brasil e difundir o trabalho, fomentando novos negócios, além de gerar valor agregado a marca e estimular multiplicadores, desde parceiros, colaboradores e adeptos.
A equipe de atendimento e relações com a imprensa será liderada pela sócia-diretora da agência, a jornalista Kelly Boscarioli kelly@kbcomunicacao.com.br  juntamente com a coordenadora de atendimento Fernanda Merlo fernanda@kbcomunicacao.com.br a executiva de conta Ariete Marques atendimento@kbcomunicacao.com.br com respaldo da assistente de comunicação Karoline Boving karoline@kbcomunicacao.com.br


quarta-feira, 25 de abril de 2012

KB! presente na Assembleia Geral da Ação



Ontem, dia 24 de abril, a ONG Ação Comunitária reuniu parceiros, diretoria e conselho para apresentar o Relatório 2011 e o novo corpo diretivo, em evento no Bar des Arts, em São Paulo.

Oscar Linhares Filho, que assume como novo presidente da ONG, conversou durante o evento com a equipe KB! sobre as novas propostas para o trabalho frente a Ação Comunitária.


KB! indica Fernando Dias para Ação Comunitária


A KB! Comunicação com a proposta de relacionar seus clientes no ambiente político e social aproximou Fernando Dias, CEO da Pure Bros, da ONG Ação Comunitária, ambas as empresas clientes da agência.

O executivo foi indicado pela KB! para o conselho consultivo da ONG que elegeu ontem novo corpo diretivo, em evento no Bar des Arts, em São Paulo. Fernando terá como missão alavancar novos negócios para captação de recursos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Uma nova estagiária com a marca KB!

O time KB! Comunicação recebe Karoline Böving, que carrega no nome as iniciais da nossa agência.

A nova estagiária de Relações Públicas tem 19 anos e passa a integrar a Unidade de Relações com a Mídia, para auxiliar as equipes nos fechamentos dos books de clippings, assessoria de imprensa e ações de comunicação interna.
 
Seja bem-vinda!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Assessores sempre sabem onde querem chegar!

No Brasil, o trabalho de Assessoria de Imprensa conquistou espaço na década de 70, justamente na época em que eu nascia. Entretanto, vi o mercado se popularizar e também se organizar há 15 anos, está aí a ABRACOM (Associação Brasileira Agências de Comunicação) completando 10 anos. A KB! Comunicação nasceu neste período e caminha para seus 10 anos em 2013.

Ainda há quem tenha dúvidas sobre a necessidade de ter ou contratar uma Assessoria de Imprensa. A assertividade desta contratação leva em conta vários pontos, o primeiro é ter o assessor alinhado com os propósitos da companhia, que vai logo de início propor um “planejamento”, com metas e objetivos claros e para o segundo não contamos com o fator “sorte ou imprevisto”, na política da KB! a ferramenta de assessoria de imprensa é a equação: Ideia + Solução + Oportunidade = Resultados.

Em resumo, é um trabalho de estratégia e dedicação. Não somos meros distribuidores de releases, muitas vezes pensamos em pautas para emplacar em determinado veículo e lá está a matéria publicada. Nossa principal tarefa é conhecer minuciosamente cada mídia, cada oportunidade e estar atento ao que é notícia. E nós estamos!

E de que forma essa atitude impacta na imagem do cliente perante a mídia?  Positivamente, pois nossos colegas jornalistas buscam assessores que sejam parceiros e que atuem no sentido colaborativo.  Neste contexto, a fonte sempre ganha valor agregado. Há uma premissa no mercado que diz: assessor chato, nem com a melhor pauta! Essa é a diferença.

No balanço geral, as empresas conquistam com o trabalho de assessoria de imprensa a oportunidade de reunir e administrar de forma estratégica todas as informações que possam ser atraentes e publicadas pela mídia. Nossa missão: gerar resultados que estejam alinhados com as necessidades do cliente. A publicação na mídia é só o viés para costurar a roupa principal. Assessores sempre sabem onde querem chegar!

 Kelly Boscarioli – jornalista e diretora da KB! Comunicação

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Que trazes pra mim?

Hoje, 5 de abril, toda a equipe KB! se reuniu para o tradicional “Amigo da Páscoa”. A principal pergunta era: “Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim”? Bom, por aqui 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ovos... Enfim...perdemos a conta, chocolate para todo lado e para todos os gostos. Viva!!!!

Como sempre promovemos um almoço coletivo, desta vez adotamos o dia do Mc Quarterão. Resultado: momento de descontração, revelações bombásticas e claro, comer coisas gostosas, mas só de vez em quando!

Equipe KB! reunida


Bastidores da Plenária CCSABC Restaurante 7 Mares

Na noite de ontem, a equipe da KB! Comunicação (Kelly Boscarioli, Fernanda Merlo, Frank Neres e Marcos Lins) realizou a cobertura da plenária do Clube dos Corretores do Grande ABC para o News da entidade e para a Revista ABC Seguro, no Restaurante 7 Mares, em São Caetano do Sul.

O evento comandado pelo presidente da associação, Marcelino Odlevati, contou com a palestra da gerente de canais Viviane Zanoni, da empresa Admix Consultoria, apresentando o funcionamento e benefícios do “Programa Corretor Parceiro”.

Equipe KB! - Frank Neres, Fernanda Merlo e Kelly Boscarioli

Viviane Zanoni, da Admix Consultoria, em entrevista para Frank Neres

Páscoa na KB! Almoço e amigo secreto especial

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Release não é matéria!

Desde que a função de assessor de imprensa conquistou seu espaço e as agências se estruturaram de forma profissional, houve uma mudança de paradigma na relação do jornalista de redação para com o jornalista de agência de comunicação. Aqueles que fazem um bom trabalho conquistaram o respeito de pauteiros, redatores e editores chefes que passaram a entender a real função de um AI e sabem utilizar da melhor forma: prestação de serviço em prol da notícia e do leitor. 
Mas atualmente, alguns veículos extrapolaram essa barreira e estão deturpando indiretamente o trabalho das assessorias de imprensa quando publicam na íntegra o release, um comunicado a imprensa sugerindo um fato para ser reportado. Creio que falte entendimento sobre o release e a forma correta de utilizá-lo. O objetivo do release é estimular a publicação do tema proposto, ou seja, fazer com que o jornalista se interesse e queira noticiar ao leitor. Mas o entrave está justamente na maneira de fazer isso. Alguns jornalistas estão publicando o release na íntegra, e o pior, alguns até assumem a autoria. Desse jeito, o nosso texto perde credibilidade e passa a ver visto em diversos jornais, revistas e portais. Basta uma breve pesquisa no Google e pronto, lá está o release replicado no mundo! 
Confesso que, não deixa de ser um resultado importante de mídia para repassarmos ao cliente, mas sinceramente não é bacana. Tira nosso brilho, falta a sensação de dever cumprido e aquele sentimento de “podia ter sido melhor” vem a cabeça.  O que esperamos das redações é que recebam o release e adequem para o projeto editorial do veículo que trabalham. Por exemplo: se a notícia for um seminário, podem divulgar como nota em agenda, ou uma entrevista com o palestrante, quem sabe cobrir e solicitar personagens ou até mesmo, noticiar como pós-evento. Mas a correria das redações e a competitividade por “novidade”, sedentas por algo inédito e em primeira mão, faz com que nosso release seja  publicado na íntegra. 
Depois não adianta reclamar que o Google está punindo sites que publicam conteúdos duplicados. É óbvio! Até ele já percebeu essa falta de atenção ou quem sabe má fé de alguns “profissionais” que querem encerrar seu plantão mais cedo. 
Fica claro que conteúdos idênticos indexados em vários sites não é atrativo e sinceramente, considero uma falta de respeito ao leitor, que espera sempre o diferencial do veículo que é fiel, afinal release não é matéria!


Fernanda Merlo é jornalista, assessora de imprensa e Coordenadora de Atendimento da KB! Comunicação.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Aniversariantes de Março

Mais uma festança na KB! 
Hoje vamos comemorar mais uma primavera de Fernanda Merlo, coordenadora de atendimento, e Stella Saggiorato, assistente de comunicação. No cardápio do almoço, teremos yakissoba e, claro, o famoso bolo surpresa!! Desejamos muito sucesso para as duas em mais esta etapa da vida!!!


quinta-feira, 29 de março de 2012

Oportunidades de estágios na KB!


A KB! Comunicação está com duas novas vagas para estágio, nas áreas de assessoria de imprensa e design gráfico. Os aprendizes serão integrados nas unidades de Marketing e Relações Públicas para auxiliar nas demandas dos clientes da agência em diversos segmentos.
A contratação soma a reformulação da empresa que ampliou o pacote de soluções e conta com uma nova Unidade de Negócios focada na área editorial, para produção de projetos customizados.

Aguardamos o seu currículo!

Descrição: Estágio (Designer Gráfico) - Estudantes de Design Gráfico ou Publicidade e Propaganda.
6 horas por dia- Segunda a Sexta (das 10h às 17h), com 1h de almoço.
Atividades: Diagramação de news, produção de peças gráficas, assinaturas eletrônicas, convites online, entre outras peças com supervisão técnica.
Conhecimentos Necessários: Photoshop, Ilustrator e Indesign.
Benefícios: Bolsa R$600,00 + VT + Seguro de Vida 
Enviar currículo com portfólio para: fernanda@kbcomunicacao.com.br

Descrição: Estágio (Comunicação) - Estudantes de Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda.
6 horas por dia - Segunda a Sexta (das 9h às 16h), com 1h de almoço.
Atividades: Organizar clipping e produzir relatórios das Unidades de atendimento da agência, prestar apoio a equipe de relações com a imprensa no follow up/divulgação dos releases e auxílio/pesquisa na produção de conteúdo para mídias sociais.
Benefícios: Bolsa R$600,00 + VT + Seguro de Vida
Enviar currículo para: fernanda@kbcomunicacao.com.br

A visão do repórter sobre a colaboração das fontes de informação

Na vivência diária da profissão, nós jornalistas percebemos como nosso trabalho ainda é mal compreendido, principalmente por parte das fontes de informação, sejam elas oficiais ou não. A concessão de uma entrevista não dá ao entrevistado o direito de realizar promoção pessoal, institucional ou de qualquer outro aspecto na reportagem, mas a maioria das pessoas não entende esse fato. Muitos ainda acham que as entrevistas são pagas (a maioria não é), quando na verdade a colaboração em uma reportagem deveria ser vista como uma ação em benefício da sociedade, um auxílio na disseminação de informações de interesse público e do público.

Obviamente, há também indivíduos que se tornam fonte de informação especializada, em geral, profissionais liberais ou executivos treinados por assessorias de comunicação para atender à imprensa. Nesses casos, a própria competência do profissional, em conjunto com o trabalho da assessoria, gera a requisição para participação em matérias jornalísticas e naturalmente fortalecem a imagem do entrevistado ou do grupo no qual está inserido perante a sociedade e respectivo mercado.

O uso das informações cedidas aos jornalistas pelos entrevistados também é motivo de discordância entre as partes. Para o repórter, o mais importante em uma entrevista é colher opiniões da fonte especializada sobre o assunto em questão. Isso porque o repórter busca permanecer imparcial na reportagem (embora essa seja uma questão que divida opiniões no meio acadêmico). Informações técnicas podem ser obtidas em livros e na internet, a consulta a um especialista nesses casos serve para acelerar o processo ou esclarecer dúvidas sobre temas complexos. Logo, na visão do jornalista não é necessário colocar tudo na fala do entrevistado, em forma de declaração textual, entre aspas. Fica subentendido que a matéria contou com os conhecimentos do entrevistado para ser realizada.

Para aqueles que têm interesse em se tornar fonte de informação e alcançar reconhecimento na imprensa pela excelência do trabalho que realiza, a orientação é procurar profissionais da área de comunicação (assessores de imprensa e relações públicas) que ofereçam treinamento apropriado sobre os veículos e profissionais da imprensa. É imprescindível também acompanhar a mídia em suas mais variadas vertentes, principalmente na área em que pretende a inserção. Dessa forma, os resultados virão sem gafes e conflitos desnecessários por falta de conhecimento.

Frank Neres, jornalista, é redator da KB!Comunicação, responsável pelo conteúdo dos projetos editorias.

terça-feira, 27 de março de 2012

Ministro Ricardo Lewandowski faz aula inaugural da FDSBC

Mais um grande evento que a equipe KB! marcou presença. Dessa vez, foi a Aula Magna 2012 da Faculdade de Direito de São Bernardo, evento tradicional no calendário da cidade.  Este ano, o palestrante convidado foi o Prof. Dr. Ricardo Lewandowski, Ministro do STF, que abordou o tema “Noções Contemporâneas do Princípio Republicano”, onde contou a evolução ao longo dos séculos dessa forma de governo, também conhecida como democracia !

Equipe de assessores: Luiz Felipe (assessor Lewandowski) com Kelly, Fernanda, Ariete e Frank (Direito São Bernardo) - Foto: Marcos Lins


O auditório lotado do Cenforpe, recebeu também promotores de justiça, juízes, desembargadores, secretários do TSE, vereadores e também o Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, acompanhado do seu vice, Frank Aguiar.
Kelly Boscarioli e Fernanda Merlo da KB! com Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho - Foto: Marcos Lins

Nos bastidores acompanhamos a imprensa, coordenamos fotos e claro, todo respaldo às autoridades presentes !

Nosso redator Frank Neres, entrevistando o Ministro Lewandowski para o "Notícias da Faculdade" - Foto: Marcos Lins

sexta-feira, 23 de março de 2012

Happy Ação KB!


Equipes de trabalho se fortalecem quando se encontram fora do ambiente corporativo. Essa foi à ideia do 1º happy Ação KB! no dia 22 de março, que uniu o atendimento da conta Ação Comunitária aqui da agência com a interface do cliente.

O local escolhido para o encontro foi o BarDevassa, em Moema. Resultado: troca de experiências, risadas, trabalho nas entrelinhas e claro, diversão garantida!
Laís Lucas Moreira (Analista de Marketing Ação) com a equipe KB!

Maurício Guimarães ( gerente de Mobilização de Recursos da Ação Comunitária) , Kelly Boscarioli (diretora da KB!), Marcela Martinez (Relações com a Imprensa KB!), Stella Saggioratto (Assistente de Comunicação) e Fernanda Merlo (Coordenadora de Atendimento KB!)