No Brasil, o trabalho de Assessoria de Imprensa conquistou espaço na década de 70, justamente na época em que eu nascia. Entretanto, vi o mercado se popularizar e também se organizar há 15 anos, está aí a ABRACOM (Associação Brasileira Agências de Comunicação) completando 10 anos. A KB! Comunicação nasceu neste período e caminha para seus 10 anos em 2013.
Ainda há quem tenha dúvidas sobre a necessidade de ter ou contratar uma Assessoria de Imprensa. A assertividade desta contratação leva em conta vários pontos, o primeiro é ter o assessor alinhado com os propósitos da companhia, que vai logo de início propor um “planejamento”, com metas e objetivos claros e para o segundo não contamos com o fator “sorte ou imprevisto”, na política da KB! a ferramenta de assessoria de imprensa é a equação: Ideia + Solução + Oportunidade = Resultados.
Em resumo, é um trabalho de estratégia e dedicação. Não somos meros distribuidores de releases, muitas vezes pensamos em pautas para emplacar em determinado veículo e lá está a matéria publicada. Nossa principal tarefa é conhecer minuciosamente cada mídia, cada oportunidade e estar atento ao que é notícia. E nós estamos!
E de que forma essa atitude impacta na imagem do cliente perante a mídia? Positivamente, pois nossos colegas jornalistas buscam assessores que sejam parceiros e que atuem no sentido colaborativo. Neste contexto, a fonte sempre ganha valor agregado. Há uma premissa no mercado que diz: assessor chato, nem com a melhor pauta! Essa é a diferença.
No balanço geral, as empresas conquistam com o trabalho de assessoria de imprensa a oportunidade de reunir e administrar de forma estratégica todas as informações que possam ser atraentes e publicadas pela mídia. Nossa missão: gerar resultados que estejam alinhados com as necessidades do cliente. A publicação na mídia é só o viés para costurar a roupa principal. Assessores sempre sabem onde querem chegar!
Kelly Boscarioli – jornalista e diretora da KB! Comunicação