Recolocação no
mercado de trabalho para assessores de imprensa requer bom senso,
posicionamento profissional e estratégia, que refletem diretamente nos
princípios básicos de um bom AI.
É comum receber uma
enxurrada de currículos muitas vezes disparados sem olhar a quem, o que
demonstra falta de objetivo e foco. Pequenos detalhes, como por exemplo,
detalhar experiência como atendente de consultório médico ou aquele emprego
temporário de vendedora no Shopping Center
demonstram falta de bom senso e posicionamento profissional de onde se pretende
chegar.
O primeiro passo é
saber o que você quer. Identifique suas aspirações, área de interesse e
principalmente visualize sua atuação profissional nos próximos 5 anos. A partir
daí, elabore um bom currículo. Imagine que é o press release da sua vida! Inicie com um objetivo claro, relate sua
experiência e principalmente a vivência no relacionamento com a imprensa e os
resultados obtidos. Detalhe os clientes atendidos e as ações que participou
efetivamente. Esqueça comentários como “sou comprometido, criativo e disposto a
aprender”, é piegas, além de ser o mínimo que se espera de um profissional
qualificado. Reside no ABC? É claro que não é boa ideia pleitear vaga em
Guarulhos ou Osasco. Ninguém chega feliz e com disposição no emprego
enfrentando 2h de trajeto, ainda mais em São Paulo. Nenhum empregador se sente
confortável custeando 6 conduções, além do que não há combustível e
estacionamento que resista. Lembre-se que seria mais vantagem contratar alguém
da proximidade e reverter o valor de transporte em salário ou outros
benefícios.
Cursos
complementares são um ótimo recurso hoje em dia. Estar atento às tecnologias e
ferramentas de Social Media, ainda é
um diferencial. O pacote Adobe também
salta aos olhos dos recrutadores, pela versatilidade que aquele profissional
demonstra. Ah, nada disso se sustenta se
você insistir em colocar o e-mail pessoal para contato, como “ju_lindinha”,
“cesar_1_gladiador”. A postura profissional está nos pequenos detalhes, fique
atento.
O segundo passo é como
apresentar seu currículo. Faça uma busca criteriosa de agências e empresas que
se identifique, pesquise sobre elas, tenha em mãos os contatos de marketing,
relações públicas, recursos humanos e envie. O contato telefônico é sempre uma
alternativa estratégica para repassar informações complementares aquelas que constam
no CV. O terceiro e último passo, é o follow
up, ou seja, o encaminhamento adequado do documento que enviou. Procure
pela pessoa responsável da área, telefone e seja breve. Apresente-se, exponha
interesse pela oportunidade, eleja 3 motivos que demonstre sua afinidade com a
vaga e seja enfático. Seja sutil ao questionar detalhes e agendar a entrevista.
Salário? Calma, calma....assim você pode tropeçar. Lembre-se que recolocação
profissional para um bom assessor de imprensa requer estratégia. Boa sorte!
Fernanda Merlo é
jornalista, tem 31 anos e é coordenadora de marketing e atendimento na KB!
Comunicação.
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