quarta-feira, 25 de abril de 2012

KB! presente na Assembleia Geral da Ação



Ontem, dia 24 de abril, a ONG Ação Comunitária reuniu parceiros, diretoria e conselho para apresentar o Relatório 2011 e o novo corpo diretivo, em evento no Bar des Arts, em São Paulo.

Oscar Linhares Filho, que assume como novo presidente da ONG, conversou durante o evento com a equipe KB! sobre as novas propostas para o trabalho frente a Ação Comunitária.


KB! indica Fernando Dias para Ação Comunitária


A KB! Comunicação com a proposta de relacionar seus clientes no ambiente político e social aproximou Fernando Dias, CEO da Pure Bros, da ONG Ação Comunitária, ambas as empresas clientes da agência.

O executivo foi indicado pela KB! para o conselho consultivo da ONG que elegeu ontem novo corpo diretivo, em evento no Bar des Arts, em São Paulo. Fernando terá como missão alavancar novos negócios para captação de recursos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Uma nova estagiária com a marca KB!

O time KB! Comunicação recebe Karoline Böving, que carrega no nome as iniciais da nossa agência.

A nova estagiária de Relações Públicas tem 19 anos e passa a integrar a Unidade de Relações com a Mídia, para auxiliar as equipes nos fechamentos dos books de clippings, assessoria de imprensa e ações de comunicação interna.
 
Seja bem-vinda!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Assessores sempre sabem onde querem chegar!

No Brasil, o trabalho de Assessoria de Imprensa conquistou espaço na década de 70, justamente na época em que eu nascia. Entretanto, vi o mercado se popularizar e também se organizar há 15 anos, está aí a ABRACOM (Associação Brasileira Agências de Comunicação) completando 10 anos. A KB! Comunicação nasceu neste período e caminha para seus 10 anos em 2013.

Ainda há quem tenha dúvidas sobre a necessidade de ter ou contratar uma Assessoria de Imprensa. A assertividade desta contratação leva em conta vários pontos, o primeiro é ter o assessor alinhado com os propósitos da companhia, que vai logo de início propor um “planejamento”, com metas e objetivos claros e para o segundo não contamos com o fator “sorte ou imprevisto”, na política da KB! a ferramenta de assessoria de imprensa é a equação: Ideia + Solução + Oportunidade = Resultados.

Em resumo, é um trabalho de estratégia e dedicação. Não somos meros distribuidores de releases, muitas vezes pensamos em pautas para emplacar em determinado veículo e lá está a matéria publicada. Nossa principal tarefa é conhecer minuciosamente cada mídia, cada oportunidade e estar atento ao que é notícia. E nós estamos!

E de que forma essa atitude impacta na imagem do cliente perante a mídia?  Positivamente, pois nossos colegas jornalistas buscam assessores que sejam parceiros e que atuem no sentido colaborativo.  Neste contexto, a fonte sempre ganha valor agregado. Há uma premissa no mercado que diz: assessor chato, nem com a melhor pauta! Essa é a diferença.

No balanço geral, as empresas conquistam com o trabalho de assessoria de imprensa a oportunidade de reunir e administrar de forma estratégica todas as informações que possam ser atraentes e publicadas pela mídia. Nossa missão: gerar resultados que estejam alinhados com as necessidades do cliente. A publicação na mídia é só o viés para costurar a roupa principal. Assessores sempre sabem onde querem chegar!

 Kelly Boscarioli – jornalista e diretora da KB! Comunicação

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Que trazes pra mim?

Hoje, 5 de abril, toda a equipe KB! se reuniu para o tradicional “Amigo da Páscoa”. A principal pergunta era: “Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim”? Bom, por aqui 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ovos... Enfim...perdemos a conta, chocolate para todo lado e para todos os gostos. Viva!!!!

Como sempre promovemos um almoço coletivo, desta vez adotamos o dia do Mc Quarterão. Resultado: momento de descontração, revelações bombásticas e claro, comer coisas gostosas, mas só de vez em quando!

Equipe KB! reunida


Bastidores da Plenária CCSABC Restaurante 7 Mares

Na noite de ontem, a equipe da KB! Comunicação (Kelly Boscarioli, Fernanda Merlo, Frank Neres e Marcos Lins) realizou a cobertura da plenária do Clube dos Corretores do Grande ABC para o News da entidade e para a Revista ABC Seguro, no Restaurante 7 Mares, em São Caetano do Sul.

O evento comandado pelo presidente da associação, Marcelino Odlevati, contou com a palestra da gerente de canais Viviane Zanoni, da empresa Admix Consultoria, apresentando o funcionamento e benefícios do “Programa Corretor Parceiro”.

Equipe KB! - Frank Neres, Fernanda Merlo e Kelly Boscarioli

Viviane Zanoni, da Admix Consultoria, em entrevista para Frank Neres

Páscoa na KB! Almoço e amigo secreto especial

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Release não é matéria!

Desde que a função de assessor de imprensa conquistou seu espaço e as agências se estruturaram de forma profissional, houve uma mudança de paradigma na relação do jornalista de redação para com o jornalista de agência de comunicação. Aqueles que fazem um bom trabalho conquistaram o respeito de pauteiros, redatores e editores chefes que passaram a entender a real função de um AI e sabem utilizar da melhor forma: prestação de serviço em prol da notícia e do leitor. 
Mas atualmente, alguns veículos extrapolaram essa barreira e estão deturpando indiretamente o trabalho das assessorias de imprensa quando publicam na íntegra o release, um comunicado a imprensa sugerindo um fato para ser reportado. Creio que falte entendimento sobre o release e a forma correta de utilizá-lo. O objetivo do release é estimular a publicação do tema proposto, ou seja, fazer com que o jornalista se interesse e queira noticiar ao leitor. Mas o entrave está justamente na maneira de fazer isso. Alguns jornalistas estão publicando o release na íntegra, e o pior, alguns até assumem a autoria. Desse jeito, o nosso texto perde credibilidade e passa a ver visto em diversos jornais, revistas e portais. Basta uma breve pesquisa no Google e pronto, lá está o release replicado no mundo! 
Confesso que, não deixa de ser um resultado importante de mídia para repassarmos ao cliente, mas sinceramente não é bacana. Tira nosso brilho, falta a sensação de dever cumprido e aquele sentimento de “podia ter sido melhor” vem a cabeça.  O que esperamos das redações é que recebam o release e adequem para o projeto editorial do veículo que trabalham. Por exemplo: se a notícia for um seminário, podem divulgar como nota em agenda, ou uma entrevista com o palestrante, quem sabe cobrir e solicitar personagens ou até mesmo, noticiar como pós-evento. Mas a correria das redações e a competitividade por “novidade”, sedentas por algo inédito e em primeira mão, faz com que nosso release seja  publicado na íntegra. 
Depois não adianta reclamar que o Google está punindo sites que publicam conteúdos duplicados. É óbvio! Até ele já percebeu essa falta de atenção ou quem sabe má fé de alguns “profissionais” que querem encerrar seu plantão mais cedo. 
Fica claro que conteúdos idênticos indexados em vários sites não é atrativo e sinceramente, considero uma falta de respeito ao leitor, que espera sempre o diferencial do veículo que é fiel, afinal release não é matéria!


Fernanda Merlo é jornalista, assessora de imprensa e Coordenadora de Atendimento da KB! Comunicação.